Quase 90% da lavoura de arroz já foi colhida no Rio Grande do Sul, segundo Irga 392jz
A colheita do arroz da safra 2014/2015 no Estado se aproxima do final. Com 87,4% da área colhida, o equivalente a 984.152 hectares, os produtores do Estado apresentam uma produção até agora de 7.606.063 toneladas e uma produtividade média de 7.729 quilos por hectare. A região produtora com a melhor produtividade até agora é a Zona Sul, com 8.333 quilos por hectare. Com 161.262 hectares colhidos, 88% da área plantada, a região arrozeira tem uma produção de 1.343.807 toneladas. 6r5x6b
Em Jaguarão, município atendido pelo 25º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o produtor Ricardo Teixeira Gonçalves da Silva, do grupo Quero Quero, ressalta que mesmo com as chuvas, que o levaram a plantar parte da lavoura fora do período planejado e, com isso, atrasar também no plantio da soja, houve incremento de produtividade de sete sacos por hectare. "O tempo ajudou e o mês de março foi quente e seco, e obtivemos resultados positivos mesmo num ano de adversidade climática".
O grupo planta aproximadamente quatro mil hectares de arroz e três mil ha de soja. Em caráter experimental, nesta safra, as lavouras foram irrigadas com politubos, experiência que deve se repetir no próximo ano e estendida também para a soja. Para a próxima safra, o produtor já está com 60% das áreas de soja e arroz prontas. "Todos os esforços são no sentido de plantar na época certa, tanto o arroz quanto a soja", diz.
O produtor Oscar Tomaz Gomes Prado, também de Jaguarão, planta 700 hectares de arroz e, este ano devido a adversidades climáticas, plantou 200 de soja, quando planejava 400 hectares. Apesar das adversidades, registra incremento de produtividade de 10 sacos em relação à safra ada.
Para a próxima safra, ele está com 90% da área de arroz pronta. Realizou investimentos em agricultura de precisão em áreas com histórico de baixa produtividade, o que deve repetir este ano, e também investirá em irrigação com politubos.
A região produtora com a colheita mais adiantada é a Planície Costeira Externa (PCE) que tem 94,6% da área colhida, o equivalente a 134.372 hectares. A produção é de 908.634 toneladas e a produtividade média de 6.762 quilos por hectare.
Leia o conteúdo na integra no site Olhar Direto.
0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária