Plantio de trigo da Rússia é beneficiado por clima; área será a maior em 7 anos 4g416i
3c30x
KIEV/MOSCOU (Reuters) - Os principais produtores de grãos da região do Mar Negro, Ucrânia e Rússia, quase concluíram a semeadura de inverno, com a Rússia se beneficiando das boas condições climáticas enquanto as baixas temperaturas representam riscos à safra da Ucrânia, disseram analistas e operadores.
As condições climáticas favoráveis na Rússia permitiram aos produtores aumentar a área de plantio e eles esperam uma boa colheita, enquanto o mau tempo na Ucrânia aumentou preocupações sobre a produção de grãos do próximo ano.
Os grãos de inverno da Rússia estão em ótima condição duas semanas antes do início do inverno no Hemisfério Norte e foram semeados durante o melhor período, disse o chefe do serviço estatal de meteorologia Hydrometcentre.
"Somente cerca de 3 por cento da área pode ser considerada em más condições", disse Roman Vilfand durante coletiva de imprensa em Moscou na quarta-feira.
A área semeada por produtores russos neste ano é a maior em sete anos e eles podem plantar mais nas próximas semanas, melhorando as projeções para a safra 2017 após a colheita recorde deste ano.
A área de semeadura de inverno na Ucrânia, onde a seca de verão foi substituída por fortes chuvas em outubro, está em cerca de 5,9 milhões de hectares, abaixo dos 6,2 milhões de hectares previstos inicialmente, disse a consultoria UkrAgroConsult.
"O plantio tardio, uma queda substancial nas temperaturas em novembro antecedida pela seca somaram ao risco de perda de safra durante o inverno", disse a UkrAgroConsult em relatório.
(Por Pavel Polityuk e Polina Devitt)
0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária