Maior assertividade no manejo de plantas daninhas garante mais produtividade nas lavouras de arroz 462d24
4l412j
São Paulo, 31 de outubro de 2018 – De acordo com estatísticas das Nações Unidas, a produção de alimentos no mundo precisa aumentar 60% até 2050 para suprir a crescente demanda. Crescimento da população no hemisfério sul, aumento da demanda nos países em desenvolvimento e mudanças nos padrões de consumo justificam a estimativa. Neste contexto, um dos principais desafios do agronegócio é aumentar a produtividade sem ampliar a área cultivada.
A produção de alimentos exige dos agricultores cada vez mais assertividade no manejo das lavouras. Para o arroz, um dos cultivos mais consumidos no Brasil, a incidência de plantas daninhas, pragas e doenças (nessa ordem) afetam diretamente a produtividade e qualidade dos grãos. É o caso do arroz vermelho, uma das infestantes mais devastadoras do cultivo e que pode provocar perdas de até 1 milhão de toneladas por safra, se o manejo não for feito corretamente.
Para apoiar os agricultores e assegurar a continuidade da sustentabilidade e competitividade do arroz brasileiro, a BASF desenvolveu o Sistema Clearfield®. A solução combina sementes geneticamente selecionadas com herbicidas inovadores para resultar no manejo eficiente do arroz vermelho e de outras plantas daninhas de difícil controle.
O Sistema de produção Clearfield® está presente em mais de 80% das áreas de arroz irrigado cultivadas no Brasil e muito tem contribuído para a evolução da rizicultura. “Além de proporcionar menor custo de produção, o Sistema Clearfield® também possibilita maior produtividade, rentabilidade e qualidade de graõs por área cultivada”, ressalta Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Cultivos de Inverno da BASF.
Para Valmir Menezes, agrônomo e consultor especializado em arroz, fazer o uso do Sistema Clearfield® oferece controle eficiente do arroz vermelho, sem afetar a lavoura. “O sistema foi, é e será fundamental para o cultivo de arroz irrigado no Brasil. A estratégia efetiva é não deixar que as sementes de arroz vermelho se disseminem na lavoura. Para o melhor desempenho do sistema, ele pode ser rotacionado com outras culturas, uma vez que é indicado utilizar o sistema por até 2 safras consecutivas na mesma área”, comenta Menezes.
BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais da agricultura, especialistas no controle de doenças, insetos, plantas daninhas e outras pragas, é o nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em P&D e em um amplo portfólio, que inclui sementes e traits, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, saúde das plantas, controle de pragas urbanas e rurais, além de soluções digitais. Com equipes de especialistas em nossos laboratórios, fábricas, escritórios e campo, nós conectamos pensamentos inovadores com a realidade para criar soluções que funcionam na prática para os agricultores, a sociedade e o ambiente. Em 2017, nossa divisão gerou vendas de € 5,7 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com/br/pt ou em qualquer um dos nossos canais de mídia social.
Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, e: www.basf.com.br.
0 comentário 176t6r

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz