Dia 2: Norte de Santa Fe e partes de Córdoba acendem alerta sobre safra 23/24 da Argentina 3n6c5h
3c30x
O segundo do dia do Crop Tour Notícias Agrícolas e Grupo Labhoro ou pelas províncias de Santa Fe e em Córdoba, onde chegou já no final da tarde, fazendo suas primeiras paradas.
Em Santa Fé pôde se registrar muita irregularidade, com as lavouras respondendo de forma distinta à chegada das últimas chuvas - em especial as que chegaram entre 8 e 12 de fevereiro. No norte da província, como explica o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa, os campos não foram tão beneficiados e os efeitos do stress hídrico são mais visíveis. A condição é bem diferente que se observou no sul e centro.
"O norte de Santa Fé está precisando de chuva, de muita chuva", diz.
Chegando à província de Córdoba, a região leste, próxima à Santa Fe, também sinaliza a necessidade de precipitações, com as lavouras sentindo um pouco mais os efeitos da recente onda de calor. Do centro para o sul da província, os campos já se mostram melhores - também precisando de algumas chuvas - e começando a soltar os canivetinhos na soja.
No entanto, o diretor do grupo Labhoro faz um alerta importante. "Não há chuvas previstas para os próximos dias e isso é uma situação um pouco grave, porque a soja entre final de floração e início de enchimento de vagem. É preciso que que as chuvas venham para que não venhamos a ter um problema grave durante o enchimento", afirma Sousa. "Daqui para frente o clima será decisivo e, nos próximos 10 dias, não há chuvas, a não ser no oeste de Córdoba".
Leia mais: 61545o
+ Dia 1: Províncias de Buenos Aires e Santa Fe tem áreas boas, mas que ainda precisam de chuvas
PIQUILLIN, CÓRDOBA

RIO SEGUNDO, CÓRDOBA

OLIVA, CÓRDOBA

SÃO FRANCISCO, SANTA FÉ

CORONEL FRAGA, SANTA FE
Ainda em Santa Fe, o tour chegou à região de Coronel Fraga, registrando a irregularidade que a província tem como marca de sua safra neste. Apesar dos solos úmidos, é possível perceber que as plantas também estão fragilizadas.

Fotos: Daniel Olivi
RAFAELA, SANTA FE
Em Rafaela, as lavouras de soja ainda estão em fase de floração e sofrem com os solos secos. Veja fotos das áreas visitadas.

ESPERANZA, SANTA FE
As lavouras visitadas na região de Esperanza, em Santa Fe, também ainda estão na fase de floração. E segundo relatou o diretor do Notícias Agrícolas, este é "exemplo de uma lavoura que sofreu com a seca no início de seu plantio e que rebrotou as chuvas que vieram". E agora, já é possível perceber no vídeo abaixo, que o potencial das plantas ficou comprometido e as deficiências ficam mais evidentes.
Abaixo, veja algumas imagens da região de Esperanza:

0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária