Colheitas da UE estão em boa forma, mas orla do Mar Negro não tem força para resistir ao inverno 6b2h5r
3c30x
PARIS, 16 de dezembro (Reuters) – Os campos de cereais na Europa estão, em geral, em boas condições depois de um período seco e ameno que os ajudou a se recuperar de um início de outono encharcado, embora os cinturões de grãos ao redor do Mar Negro não estejam resistentes ao inverno, disse o serviço de monitoramento de safras da UE (MARS) na segunda-feira.
Ecoando comentários de seu relatório de novembro, o serviço MARS disse em sua atualização de dezembro que o clima mais seco permitiu que os agricultores encerrassem a semeadura na Europa Ocidental, apesar dos atrasos.
Enquanto isso, na Europa central e do norte, ondas de frio moderadas não tiveram impacto negativo e as reservas de água do solo permaneceram bem acima dos níveis críticos, disse o MARS.
Houve riscos maiores, no entanto, em uma faixa da borda do Mar Negro que abrange partes dos membros da União Europeia Romênia e Bulgária, bem como áreas da Ucrânia e Rússia. “A semeadura e o desenvolvimento inicial do trigo de inverno foram seriamente prejudicados devido a solos superficiais muito secos, resultando em colheitas que estão atualmente subdesenvolvidas e em más condições”, disse MARS.
Os comerciantes têm lutado com relatos de condições muito ruins de safra na Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, o que alimentou a incerteza sobre o fornecimento do país enquanto o governo tenta conter as exportações.
As colheitas em outras partes da Europa também não estavam resistentes para o inverno, principalmente na Polônia e nos Estados Bálticos, embora as previsões não mostrassem frio severo nos próximos dias, enquanto projeções de longo prazo sugeriam temperaturas mais altas do que o normal na Europa neste inverno, disse a MARS.
Na Sicília, uma região importante para o cultivo de trigo duro, a falta de umidade do solo continuou sendo uma preocupação, apesar das chuvas nas últimas semanas que permitiram a semeadura.
Em todo o Mediterrâneo, houve “necessidade imediata” de chuva no Magreb para ajudar na semeadura, especialmente no Marrocos e na Argélia Ocidental, disse o MARS.
(Reportagem de Gus Trompiz, edição de ERd Osmond)
0 comentário 176t6r

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas