China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar 2s6559
3c30x
PEQUIM (Reuters) - A China aprovou cinco variedades de culturas geneticamente modificadas e 12 tipos de soja, milho e algodão geneticamente modificados (GM), expandindo as aprovações para impulsionar culturas de alto rendimento, reduzir a dependência de importações e garantir a segurança alimentar.
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais concedeu certificados de segurança para 17 variedades de culturas, de acordo com um documento em seu site.
As culturas geneticamente editadas aprovadas incluem duas variedades de soja e uma de trigo, milho e arroz.
As variedades aprovadas incluem sementes do grupo de rações Dabeinong (002385.SZ), sediado em Pequim, abre uma nova abae China National Seed Group, uma subsidiária da fabricante de sementes e pesticidas Syngenta Group.
Ao contrário da modificação genética, que envolve a inserção de genes estrangeiros em uma planta, a edição genética altera genes existentes para melhorar ou aprimorar as características da planta. Alguns cientistas veem a edição genética como menos arriscada do que a modificação genética.
A China também autorizou a importação de uma variedade de soja transgênica resistente a insetos e tolerante a herbicidas da empresa química alemã BASF exclusivamente como material de processamento, acrescentou o ministério.
No ano ado, o país aumentou as aprovações para sementes de milho e soja transgênicas de maior rendimento para aumentar a produção nacional e reduzir as importações de grãos.
A China importa principalmente culturas GM, como milho e soja, para ração animal, enquanto cultiva variedades não-GM para consumo alimentar. Muitos consumidores chineses continuam preocupados com a segurança das culturas alimentares GM.
Os certificados de segurança para as variedades recém-aprovadas são válidos por cinco anos, a partir de 25 de dezembro, de acordo com o documento do ministério.
Reportagem de Ella Cao e Mei Mei Chu; Edição de Kate Mayberry
0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária