Produtores de mandioca modificam negócios após quedas em Uberaba (MG) 1i1s1t
O aumento de concorrência e a retração do mercado levaram produtores de mandioca deUberaba a reduzirem as áreas de cultivo e adotarem alternativas para a comercialização do alimento. A situação mexe com o bolso dos consumidores, pois quanto mais mandioca para revender, mais barato é o preço. Se a área plantada diminui, a oferta cai. y43o
A empresária Eli Foscarini responde por uma indústria que processa a mandioca e vende para Minas Gerais e outros estados. Com queda nas vendas, ela teve que variar as formas de comercialização para manter os lucros.
“Acredito que o consumo diminuiu e isso refletiu nas vendas. Em comparação ao ano ado, foi uma queda de cerca de 15% nas vendas. A gente tinha um único produto para trabalhar, então buscamos outros produtos. Além da mandioca chips, temos a mandioca que já vem cozida e própria para o consumo, a mandioca cozida moída”, disse.
Planejamento é a palavra de ordem na opinião do engenheiro agrônomo José Sidney, que destaca que a produção de Uberaba oscila e deve ser aprimorada através da tecnologia.
“A pessoa tem que se programar e ver o custo de produção, o quanto pode oferecer para saber se aumenta ou não a área, além de trabalhar também as tecnologias. A média de toneladas por Uberaba é de 16 toneladas por hectares, temos espécies que chegam a 70 toneladas por hectares”, explicou.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MG.
0 comentário 176t6r

Manga/CEPEA: Colheitas são poucas no Norte de Minas, mas podem aumentar em breve

Horti Resenha Podcast #100 - Desde os 9 anos na atividade, produtor de morangos aposta no turismo rural

Sabor do Brasil na China: produtores nacionais de frutas se preparam para conquistar o mercado asiático

Estudo investiga ocorrência de vespas parasitoides em pequenas folhas de mandioca na Amazônia

Caqui Fuyu é o destaque da semana (19 a 23/05) no atacado da CEAGESP

Cebola/Cepea: Preços sobem até 50% na semana