Santa Catarina segue como líder nacional na produção de maçã 1c5c43
Esta semana é especial aos produtores de uma das frutas mais apreciadas no mundo. Na última segunda-feira, 21 de outubro, foi o Dia Internacional da Maçã – cultura que traz importantes benefícios nutricionais, além de desempenhar papel fundamental na economia catarinense, especialmente na serra, maior região produtora de maçã do estado e do Brasil. 286y53
O clima frio e as características geográficas oferecem condições ideais para o cultivo de maçãs de alta qualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com dados de um levantamento feito pela Epagri, a produção de maçã na serra catarinense gera R$1,5 bilhão por ano. A safra 2022/2023 atingiu um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 740 milhões.
Também é na serra catarinense que está situada a "capital nacional da maçã" – São Joaquim. O reconhecimento é resultado da dedicação dos produtores locais, que utilizam técnicas inovadoras para garantir as melhores safras.
O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Antônio Marcos Pagani de Souza, realça a importância econômica da fruta para Santa Catarina. “Nosso estado responde por significativo volume da produção brasileira e, além de São Joaquim, outros municípios como Fraiburgo e Bom Jardim da Serra, também se destacam na produção de maçã. Com isso, movimentamos a economia e geramos emprego e renda”.
O setor é impulsionado por iniciativas que visam aperfeiçoar a produtividade e expandir os mercados de exportação. O Sistema Faesc/Senar desenvolve a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de fruticultura e atende com êxito os produtores dessa cultura. Parcerias entre o governo estadual, entidades como a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de SC (AMAP) também garantem a sustentabilidade do setor.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina tem muito a comemorar neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Maçã. “O estado confirma com orgulho sua posição de destaque no cenário nacional, consolidando-se como referência não apenas pela quantidade, mas pela qualidade de suas safras, o que muito nos orgulha. Além de movimentar a economia e gerar empregos, a produção de maçãs na serra catarinense fortalece a posição do estado no mercado internacional, destacando sua importância estratégica na cadeia produtiva global."
0 comentário 176t6r

Maçã/Cepea: Fim de mês é marcado por maior procura de calibres menores

Batata/Cepea: Por mais uma semana, mercado segue estável

Alface/Cepea: Na parcial de maio, preços são maiores em SP devido à oferta controlada

Parceria com rede chinesa Mixue vai movimentar o mercado de frutas no Brasil

Boletim da Conab aponta queda de preços da cenoura no atacado após quatro meses de alta

Manga/CEPEA: Colheitas são poucas no Norte de Minas, mas podem aumentar em breve