Programa brasileiro de concessões interessa à Alemanha, diz ministro 1i6k3c

Publicado em 20/08/2015 07:03

3c30x

BRASÍLIA (Reuters) - O programa brasileiro de concessões em infraestrutura e logística desperta interesse de investidores e empresas da Alemanha, disse nesta quarta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.

Ele e outros ministros participaram nesta quarta-feira do encontro da presidente Dilma Rousseff com 12 executivos de companhias e membros de representações comerciais que integram a relação comercial bilateral entre os dois países.

"A Alemanha pode ter grande interesse no plano de concessões na área de infraestrutura e identificamos que as áreas de ferrovias e portos podem interessar a investidores e empresas alemãs", disse o ministro.

O encontro ocorreu no âmbito da visita que a chanceler alemã, Angela Merkel, faz ao Brasil nesta quarta e quinta-feira. Executivos da Companha Siderúrgica Nacional (CSN), Braskem, PIN Petroquímica, BRF e Cosan também participaram da reunião.

Em termos comerciais, a Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, com os dois países possuindo corrente de comércio de cerca de 16 bilhões de dólares. Nessa relação, o Brasil possui déficit comercial em operações marcadas pelas importações de máquinas e equipamentos de alta tecnologia e por exportações de produtos básicos concentrada em minério de ferro e farelo de soja.

Sobre o montante dos anúncios sobre trocas comerciais e investimentos entre os dois países que devem ser feitos a partir da visita da chanceler alemã, Monteiro Neto disse que espera uma cifra superior a 500 milhões de dólares.

Questionado por jornalistas sobre se na conversa os executivos abordaram o atual momento de incerteza política e piora da economia brasileira, Monteiro Neto comentou que a reunião tratou exclusivamente das relações Brasil-Alemanha.

(Reportagem de Luciana Otoni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica
Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados
Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete
Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre
Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações
undefined