MP do frete deve ser votada na Câmara dos Deputados ainda nesta 4ª feira 574w20
3c30x
A Medida Provisória 832, que estabelece o preço mínimo para o frete rodoviário, poderá ser votada nesta quarta-feira (11) no Plenário da Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo deputado federal, Valdir Colatto (MDB-SC), em entrevista ao Notícias Agrícolas.
"Há um acordo para que a medida seja votada na sessão de hoje. A expectativa é que seja divulgado até o dia 20 de julho, o custo mínimo do frete, que será calculado a partir de um levantamento técnico", explica o parlamentar.
Ainda nesta terça-feira (10), a medida não foi votada devido à falta de consenso entre os deputados da bancada ruralista e uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi movida pelo deputado federal, Evandro Gussi (PV-SP), em uma tentativa de suspender a aprovação do texto pela Comissão Especial na semana anterior.
“A ideia de tabelar preço de mercado é catastrófica. E vai impactar os que mais necessitam de políticas públicas eficientes no país, como os caminhoneiros autônomos que perderão espaço e a sociedade com a alta na inflação e nos alimentos”, defendeu Gussi, em nota divulgada pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária).
O deputado ainda enfatizou que os preços dos fretes acima do mercado farão com que as empresas comprem caminhões e verticalizem suas produções, tirando espaço do caminhoneiro autônomo.
Se a medida for aprovada no plenário da Câmara, a matéria ainda precisará ser aprovado pelo plenário do Senado para ser transformada em lei. O caminho deverá ser percorrido até o dia 7 de outubro, caso contrário, a medida perderá a validade.
0 comentário 176t6r

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações