CNA e Esalq-iciam mapeamento de estradas vicinais 231i58
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) iniciam, a partir de segunda (10), um cronograma de visitas a oito microrregiões do país para mapear a condição das estradas vicinais. 1f5i2v
O objetivo do projeto é levantar informações e dados e realizar um diagnóstico mais detalhado das vias para elaboração de um estudo atualizado sobre a situação dessas estradas. A previsão para conclusão do estudo é no início de maio.
As equipes responsáveis vão identificar as principais prioridades de melhorias nos locais e levantar custos para mitigar os problemas que impactam o escoamento de produtos agropecuários.
Os municípios das oito microrregiões selecionadas para o estudo são: Imperatriz (MA); Uberlândia (MG); Rondon do Pará (PA); Piracanjuba (GO); Dourados (MS); Eunápolis (BA); Guarapuava (PR); e Sinop (MT). As visitas começam na segunda (10) e terminam no dia 28 de março.
Além de avaliar a situação das estradas, as equipes se reunirão com produtores rurais, transportadores dos diferentes municípios e representantes de órgãos municipais de infraestrutura.
Durante as visitas, serão coletados dados como gargalos de infraestrutura (ondulações, atoleiros, erosões); intervenções de melhorias (manutenção, revestimento, construção de ponte); e estimativa da quilometragem de estrada vicinal em estado crítico/com necessidade de melhoria, entre outras informações.
Para a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, as visitas são fundamentais para mapear a real condição das estradas vicinais, que representam o primeiro elo da logística do agro com o mercado consumidor de produtos com campo.
“O Brasil é um país de dimensões continentais, onde quase toda a produção agropecuária depende do transporte rodoviário para se conectar aos grandes corredores logísticos. A precariedade dessas vias impacta diretamente a produtividade e eleva custos. Com esse estudo, poderemos identificar gargalos, propor soluções e direcionar investimentos para melhorar a competitividade do setor”, explica.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), as estradas vicinais são “estradas municipais, não pavimentadas, de uma só pista, locais, e de padrão técnico modesto compatível com o tráfego que as utiliza”.
0 comentário 176t6r

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações

Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)

Diesel recua 1,8% nos postos em abril após reduções da Petrobras, diz Ticket Log