Paraná retoma programa de conservação de água e solos 6f2e4p
O governo do Paraná vai formar 2 mil técnicos em todas as regiões do Paraná para retomar o seu famoso programa de conservação de solo. No fim dos anos de 1980 e começo dos 1990, o projeto ficou internacionalmente conhecido por ser um dos mais eficientes do planeta. Atualmente, no entanto, muitas das práticas que levaram ao reconhecimento foram deixadas de lado e a estimativa do governo é de que 30% das terras cultivadas no estado registrem algum tipo de erosão. 1y6y2b
A cerimônia oficial de lançamento do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, conduzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), ocorreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba. A iniciativa é desenvolvida pelo governo estadual em parceria com 15 entidades dos setores público e privado do agronegócio.
A proposta principal do programa é a retomada de sistemas que priorizam a conservação de solo, como o plantio direto e o plantio de nível. que foram abandonadas em muitas propriedades Entre as iniciativas apresentadas pelo programa estão a conscientização e a capacitação das tecnologias para produtores e técnicos. A interação entre órgãos públicos, sociedade e organizações civis também está no rol de atividades.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.
1 comentário 5j4y3

Projeto que flexibiliza licenciamento ambiental avança no Senado sob críticas de conservacionistas

Licenciamento Ambiental: entenda o projeto que destrava investimentos sem abrir mão da proteção ambiental

Coalizão de Frentes Parlamentares se une em torno do Licenciamento Ambiental

Novo marco para destravar obras e garantir proteção ambiental é aprovado em comissões do Senado

Brasil tem condição singular para produzir hidrogênio verde, mostra estudo do CNPEM

Obra em área ambiental causa polêmica em Belém às vésperas da COP30
Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT 31/08/2016 09:28 536t6x
Lembro de sua implantação, pois sempre foi uma bandeira da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná ?AEAPR dos bons tempos e da qual fui sócio de 1982 a 1993, inclusive sendo coordenador do PMISA em Mangueirinha. Foi um programa que revolucionou a agropecuária do Paraná e contava com forte apoio de todos os paranaenses. É auspicioso ver que o maior patrimônio da humanidade, o solo, volta a ser o centro das atenções.