Com colheita em 61%, Emater reduz safra de milho do RS em 41% 216b3k
3c30x
Até esta quinta-feira (09), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam colhido 61% dos 810.380 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23, tamanho 2,57% do estimado inicialmente. Este patamar é inferior aos 64% registrados no mesmo período da temporada ada, mas superior aos 54% da média das últimas cinco safras.
Neste momento, 13% das lavouras já avançaram para a fase de maturação, 13% estão em enchimento de grãos, 7% em floração e os 6% restantes seguem em germinação e descanso vegetativo.
Os técnicos da Emater destacam que, após uma nova avaliação realizada em lavouras gaúchas de 458 munícipios, houve uma redução de 39,49% na produtividade inicial de 7.337 quilos por hectare, sendo reduzida para 4.440 kg/ha.
Desta forma, a produção de milho no Rio Grande do Sul foi reestimada para 3.597.897 toneladas, representando um decréscimo de 41,05%.
“A redução de produtividade é decorrente, majoritariamente, da insuficiência de umidade nos solos entre dezembro e fevereiro, período que culminou, em grande parte dos plantios, a fase reprodutiva, crítica para a manutenção de potencial produtivo das lavouras. A irregularidade das chuvas provocou desigualdade em relação à perda no potencial produtivo entre as regiões do Estado. A época de plantio também interferiu no índice de perdas, como é possível observar nas lavouras semeadas no início do período recomendado, que foram as mais prejudicadas", explica a Emater.
0 comentário 176t6r

Mato Grosso começa colheita de milho, com 0,31% da área total colhida, aponta Imea

Preços do milho no Brasil deverão ser mais impactados pela gestão da comercialização, do que pelo clima

Milho fecha 5ª feira em queda na B3 e em Chicago, em dia de ajustes e realização de lucros

IGC aumenta previsão da safra mundial de milho 2025/26 com leve revisão para Brasil

Radar Investimentos: comercialização da segunda safra de milho no Brasil avança lentamente

Clima adverso em regiões-chave de produção no mundo todo puxam preços do milho em Chicago e na B3