Colheita do milho vai a 79% no Brasil e Conab destaca problemas de produtividade em alguns estados 4t1z1d
3c30x
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.
A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 74,2% da semana ada para 79,6% do total cultivado no país, este índice é superior aos 47,9% do mesmo período de 2023.
Os estados que já iniciaram as atividades são Mato Grosso (97,7%), Tocantins (95%), Paraná (67%), Goiás e Mato Grosso do Sul (62%), Piauí (56%), São Paulo (55%), Minas Gerais (47%) e Maranhão (44%).
Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, se dividem entre 0,51% ainda em enchimento de grãos e 19,8% já em maturação.

Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab apontam que a colheita está quase finalizada no Mato Grosso, com produtividades se mantendo elevadas.
A colheita também segue avançando em todo estado do Mato Grosso do Sul e já a da metade em Goiás, com trabalhos mais adiantados do que os da safra ada.
Já no Paraná, as precipitações interromperam as atividades em diversas regiões, mas a maioria das lavouras está em boas condições.
Em São Paulo, a colheita também ultraa a metade da área semeada, mas as baixas produtividades refletem as condições climáticas desfavoráveis. Em Minas Gerais os rendimentos também estão abaixo do esperado, assim como em Tocantins, Maranhão e Piauí.
Leia mais: 61545o
+ Colheita do milho perto do fim em Darcinópolis/TO evidencia queda nas produtividades 361k67
+ Milho safrinha no Maranhão já está 60% colhido, mas deve ter perdas pelo clima e por ataque de pragas 413en
Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 também segue próxima do final no Brasil, saindo dos 96,8% da semana ada e indo para 97,8% do total previsto, percentual menor do que os 98,6% do mesmo período da safra ada.
Enquanto Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já encerraram suas atividades, a colheita segue na Bahia (99%), Piauí (92%) e Maranhão (79%).
0 comentário 176t6r

Milho fecha 5ª feira em queda na B3 e em Chicago, em dia de ajustes e realização de lucros

IGC aumenta previsão da safra mundial de milho 2025/26 com leve revisão para Brasil

Radar Investimentos: comercialização da segunda safra de milho no Brasil avança lentamente

Clima adverso em regiões-chave de produção no mundo todo puxam preços do milho em Chicago e na B3

Em cenário de incertezas com gripe aviária, o Brasil pode colher recorde de 112,9 milhões de toneladas de milho na segunda safra, avalia Agroconsult

Agroconsult vê recorde para 2ª safra de milho do Brasil