Governo espera arrecadar ao menos R$ 4 bi com leilões de petróleo em 2017 5t4o5t
3c30x
BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro prevê arrecadar com leilões de áreas de exploração e produção de petróleo, incluindo a 2ª rodada do pré-sal, de 4 bilhões a 5 bilhões de reais, numa estimativa conservadora, afirmou à Reuters nesta quinta-feira o ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa.
O montante, na avaliação de Pedrosa, poderá ser ainda maior com o fim da obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora única do pré-sal sob regime de partilha, que demanda uma alteração na lei.
A Câmara dos Deputados aprovou no início do mês o texto-base do projeto que faz a mudança, mas deputados ainda precisam analisar destaques ao texto.
"Estamos trabalhando para reduzir a percepção de risco", afirmou Pedrosa na entrevista, explicando que o governo está realizando medidas para aumentar a atratividade do setor e elevar o interesse nas rodadas.
Dentre as medidas, Pedrosa explicou que o governo prevê publicar em breve a resolução que trata de unitizações de áreas, quando uma jazida de óleo e gás ultraa limites do contrato para outra região e diferentes agentes precisam fechar um acordo sobre como será a exploração.
Estão previstas para a segunda metade do próximo ano a 14ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratórios de Petróleo, sob regime de concessão, e a 2ª Rodada de Partilha de Produção.
Além disso, em março, o governo realizará a chamada "rodadinha", que ofertará áreas marginais com menores perspectivas de volumes.
Pedrosa, secretário-executivo do ministério, assumiu o cargo interinamente porque o titular da pasta, Fernando Coelho Filho, está em viagem oficial para a Europa.
(Por Leonardo Goy)
0 comentário 176t6r

Presidente do Conselho Europeu viajará ao Brasil para reforçar laços de investimento

Dólar reverte ganhos e fecha em baixa após governo recuar em medidas do IOF

Ibovespa reage e avança em pregão com IOF e novas ameaças de Trump sob holofote

Perspectiva de não consolidação fiscal contamina ativos e impacta política monetária, diz Picchetti, do BC

UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump

Zucco pede convocação de Haddad para explicar barbeiragem econômica do IOF: "Governo atropela a lei e confisca o bolso do brasileiro"