Bolsonaro promete projeto que altera cobrança de ICMS sobre combustíveis para 6ª e fala em reduzir PIS/Cofins 3s6v1s
3c30x
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve apresentar na sexta-feira o projeto que altera a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis e disse também que deseja reduzir o PIS/Cofins sobre o diesel, num primeiro momento.
Anunciado na semana ada, a proposta pretende mudar a forma de cobrança do ICMS dos combustíveis, tirando a cobrança da ponta para cobrar na saída das refinarias, e que os Estados estabeleçam valores ou percentuais fixos para essa cobrança.
"Queremos que o Confaz decida qual o percentual vai incidir em cima do litro dos combustíveis ou um valor fixo real que vai constar para cada litro de combustível a título de ICMS", disse o presidente em sua live semanal, ao destacar que não há "nenhuma interferência" dele nem que os governadores vão perder receita.
Essa é a segunda vez que Bolsonaro tenta mudar a cobrança do ICMS dos combustíveis, uma atribuição dos Estados. Em 2019, em outra ameaça de crise com o setor de transportes, o presidente chegou a dizer que estava disposto a zerar o PIS/Cofins do Diesel se os governadores também zerassem o ICMS.
O tema voltou à tona com a ameaça de greve de caminhoneiros na semana ada em protesto aos reajustes dos preços dos combustíveis.
(Reportagem de Ricardo Brito)
1 comentário 5j4y3

UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump

Zucco pede convocação de Haddad para explicar barbeiragem econômica do IOF: "Governo atropela a lei e confisca o bolso do brasileiro"

Wall St cai na abertura após Trump ameaçar UE e Apple com novas tarifas

Ibovespa recua com exterior desfavorável e medidas locais no radar

BCE está confiante que inflação de serviços vai se moderar, diz Lane

Dólar sobe mais de 1% na abertura após governo aumentar IOF
Elvio Zanini Sinop - MT 12/02/2021 08:22 563g3g
SERÁ que os ECONOMISTAS VISIONÁRIOS não veêm que o DIESEL É O MOTOR QUE MOVIMENTA A AGRICULTURA ; A LOGÍSTICA E OS PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO DO AGRO; e o PIS E COFINS , alteram o custo de tôda a cadeia ; desde o preparo do solo, a semeadura , a colheita , e da colheita até o processamento de secagem , armazenagem, e logística de Exportação aos Portos..., nesse contexto , em cada movimento dos produto,s há incidência das taxas. ....Pensem Melhor.