Bancos da zona do euro possuem capital suficiente para ar impacto da pandemia, diz FMI 6y5922
3c30x
Os bancos da zona do euro têm capital suficiente para ar o impacto da pandemia de Covid-19 e financiar a recuperação econômica, embora estejam altamente expostos a setores duramente atingidos pelo coronavírus, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira.
"Embora a pandemia vá esgotar significativamente o capital dos bancos, suas reservas são grandes o suficiente para ar o provável impacto da crise", disse o FMI em um estudo. "Com as políticas certas, os bancos serão capazes de apoiar a recuperação econômica com novos empréstimos."
Segundo o FMI, com base em suas projeções de janeiro de 2021, os bancos dos 19 países que integram a zona do euro permanecerão amplamente resilientes à profunda recessão em 2020 e à recuperação parcial neste ano.
"O índice de capital agregado deve cair de 14,7% para 13,1% até o final de 2021 se o apoio político for mantido. Na verdade, nenhum banco violará a exigência de capital mínimo prudencial de 4,5%, mesmo sem apoio", disse.
O FMI também disse que os bancos deveriam ter permissão para construir gradualmente reservas de capital para preservar sua capacidade de empréstimo, além de as restrições sobre o pagamento de dividendos e recompra de ações serem mantidas até que a recuperação esteja bem encaminhada.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
0 comentário 176t6r

Ibovespa vai na contramão de Wall Street e recua

Wall St abre em alta após tribunal bloquear maioria das tarifas de Trump

Assessor da Casa Branca diz que três acordos comerciais estão quase concluídos

Dólar recua com bloqueio de tarifas de Trump e decreto do IOF em foco

Minério de ferro se recupera depois que tribunal dos EUA bloqueia tarifas de Trump

Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em abril, diz BC