Índios ocupam cúpulas do Congresso Nacional nesta 4ª feira 495l5m
Índios de cerca de 105 etnias ocupam, na manhã de hoje (16), as cúpulas da Câmara e do Senado, no prédio do Congresso Nacional. A Polícia Legislativa acompanha a ocupação e não está impedindo a permanência dos índios no local. No entanto, o grupo não tem permissão para entrar na Câmara ou no Senado. 2ar1u
Os índios pedem um encontro com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir a pauta indígena. “Estamos fazendo mais protesto contra a PEC 215 e contra todas a propostas que ferem direitos dos povos indígenas. Os políticos têm uma crise institucional e toda vez que eles têm uma crise fica pior para nós. A corrupção é problema deles. Eles querem atribuir a nós, retirando direitos, não fazendo demarcação de terras, mas essa crise não saiu das nossas aldeias”, criticou o cacique Babau Tupinambá, da etnia Tupinambá (BA).
A PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas, foi aprovada em outubro pela Comissão Especial de Demarcação de Terras Indígenas da Câmara dos Deputados. O texto, visto pelos diversos povos tradicionais brasileiros e ativistas como uma ameaça aos direitos indígenas, está pronto para votação no plenário da Casa.
Os índios estão em Brasília até quinta-feira (17) para participar da I Conferência Nacional de Política Indigenista. Até o fechamento desta reportagem não havia previsão de encontro com lideranças indígenas nas agendas de Renan ou Cunha.
1 comentário 5j4y3

Marco Temporal: "Constituição de 1988 traçou normas para a declaração de terras e elas devem ser realizadas", afirma ministra Ellen Gracie

Indígenas suspendem bloqueio em rota de transporte de grãos na Amazônia

Lula vai ao Xingu homenagear Raoni e ouve crítica de cacique a petróleo na Foz do Amazonas

Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR

“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas
TiagoC Luís Eduardo Magalhães - BA 16/12/2015 14:15 5t6ol
Acho que tem de demarcar terra indígenas na Amazônia ou em parques nacionais... para que os índios querem areas produtivas? E se for índio mesmo vai ter q sobreviver da mata como antigamente.
O MAIOR ERRO QUE NENHUM PARLAMENTAR DA FPA SE PREOCUPOU EM
CORRIGIR ATE' HOJE E' QUE O VALOR DA TERRA PARA EFEITO DE INDENIZAÇAO E' TODO IGUAL-----UMA TERRA FERTIL COM MATERIA ORGANICA
INCORPORADA QUE CUSTOU ANOS DE TRABALHO E DINHEIRO DO AGRICULTOR NAO PODE TER O MESMO VALOR DA TERRA VIRGEM----PARA EFEITO DE COBRAR IMPOSTOS OS ESTADOS TEM INSTITUTOS QUE ELABORAM TABELAS DE VALORES DIFERENCIADOS ENTRETANTO NA HORA DE INDENIZAR O PREÇO E' UM SO'.
ISSO E' ERRADO.