Ministra nega redução em demarcação de terras indígenas 56g4c
A ministra recém-empossada da Agricultura, Tereza Cristina, negou que a inclusão da demarcação de terras indígenas para o rol de atribuições da sua pasta resultará na diminuição de terras demarcadas. 2c631t
“De jeito nenhum, não vamos arrumar um problema que não existe”, afirmou a ministra. “É simplesmente uma questão de organização”, disse ela a jornalistas após tomar posse do cargo.
Ontem (1º), por meio de medida provisória assinada pelo presidente recém-empossado Jair Bolsonaro, o Ministério da Agricultura ou a concentrar algumas atribuições, como a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas, que eram antes de responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). A publicação também transfere para a pasta a responsabilidade de regularizar terras quilombolas, função antes desempenhada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.
2 comentários 4yb6u

Marco Temporal: "Constituição de 1988 traçou normas para a declaração de terras e elas devem ser realizadas", afirma ministra Ellen Gracie

Indígenas suspendem bloqueio em rota de transporte de grãos na Amazônia

Lula vai ao Xingu homenagear Raoni e ouve crítica de cacique a petróleo na Foz do Amazonas

Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR

“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas
Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS 03/01/2019 17:03 1q1h3i
Tem que acabar sim. Os indígenas nunca quiseram terras antes dos corruptos assumirem o comando do país. Mas a partir dos governos FHC, LULA e DILMA se seguiram os vandalismos. Bandidos patrocinados pelo governo fazendo a cabeça dos indígenas para fazerem à frente das invasões, expropriações e atos terroristas. Chegou à hora de acabar com esses atos, pois o produtor rural não aguenta mais.
Correta sua opinião, sr Sebastião... bem Lembrado, poucos até agora expam esta opinião... E estes que o sr. relacionou nunca propam uma inclusão com formação profissional, e principalmente destinaram o dinheiro que realmente era para os indígenas , mas sim destinaram para as ONGs que depois reavam para suas campanhas políticas.
É hora de buscar uma solução para os verdadeiros povos indígenas, acabar com a intermediação das ONGs, Funai, e permitir o o desses ao trabalho... um exemplo são os imigrantes Haitianos ..., não invadiram propriedades , não assaltaram , não estão incomodando ninguém . Eles só querem um emprego e espaço para morar ( pagando seus aluguéis) ... Qual é a diferença destes para os verdadeiros Índios?.
Mario Afonso Klein o Fundo - RS 03/01/2019 14:40 1k646x
Mais Demarcações ? Para quem ? Áreas indígenas Demarcadas e reconhecidas, aproximadamente 117 milhões de hectares. Isso equivale a toda área da Alemanha e França juntas. Aproximadamente 500 mil índios vivem nas Reservas já demarcadas. São 236 ha por indígena. 1.170 ha por Família (cinco pessoas). A média da Propriedade Rural do RS é de 54 hectares. Será que os índios precisam de mais terras ? Alguém já perguntou a ales se é de terra que eles estão precisando ?