Promessa de clima mais favorável à safra de grãos melhora perspectivas para 2016/17 47655x
ada a preocupação em torno da possibilidade de ocorrência de La Niña e a estiagem verificada até o mês de setembro – que apresentou nível de chuva bem abaixo do usual – o produtor rural pode ficar mais aliviado com as perspectivas de clima. 2v4g28
Fonte: Bloomberg; Elaboração: INTL FCStone
“Os modelos climáticos mais atuais apontam para precipitações mais volumosas em outubro (principalmente na primeira quinzena do mês) em praticamente todo o país, o que deverá ajudar na recuperação da umidade do solo e permitir o avanço do plantio [de soja] de maneira satisfatória”, apontou relatório da consultoria INTL FCStone nesta segunda-feira (03).
De acordo com a revisão da estimativa de safra 2016/17 do grupo, a área plantada de milho deve configurar 5,9 milhões de hectares, nível 9,5% superior ao do ano-safra anterior. “Apesar de a área total se manter abaixo de 6 milhões de hectares, interrompe uma sequência de quedas consecutivas na área da safra de verão de oito anos”, ressalta a Analista de Mercado da INTL FCStone, Ana Luiza. O número de setembro da consultoria apontava 5,9 milhões de hectares.
“Mesmo com a produção brasileira de milho ficando cada vez mais concentrada na safrinha, o momento atual, de balanço de oferta e demanda ainda e de preços mais elevados no mercado doméstico, acaba sendo um incentivo ao cultivo no verão”, completa Ana Luiza. Com esse cenário mantido até o início do ano que vem, a safrinha também deve acabar sendo favorecida, mesmo diante os receios sobre potenciais perdas em decorrência do clima.
O relatório ainda aponta que a produção brasileira de soja poderá ultraar as 100 milhões de toneladas pela primeira vez na história. Conforme foi divulgado pela INTL FCStone em setembro, ainda espera-se uma área plantada de oleaginosa 0,9% maior do que o ciclo anterior.
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira