Agricultores aproveitam a volta da chuva para plantar soja no TO e MA 6x5wb
Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia: as iniciais desses quatro estados formam a palavra Matopiba, uma região agrícola em expansão no Brasil. Na última safra, ela sofreu com a estiagem e a esperança dos agricultores, agora, é recuperar os prejuízos. 5p5bc
Maranhão
A chuva é sinal de alívio para os agricultores que não perderam tempo e colocaram as máquinas plantadeiras no campo.
Na região sul do Maranhão, a janela ideal para o plantio da soja começa na primeira semana de novembro e vai até os primeiros dias de dezembro, mas este ano, a chuva chegou mais cedo e muitos agricultores anteciparam o plantio.
A soja plantada na primeira semana de outubro está se desenvolvendo bem. A ordem é tentar se recuperar dos prejuízos com a safra ada, que foi prejudicada pela estiagem. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a produção caiu mais de 40%.
Agora, com a volta da chuva, o agricultor Tiago Brunetta está mais animado. Ele plantou 2,7 mil hectares no município de Balsas e espera uma produtividade superior a 50 sacas por hectare.
A região sul do Maranhão deve cultivar 700 mil hectares, 5% a mais que na safra ada. Segundo a Conab, se as previsões de chuvas regulares se confirmarem, a produção de soja deve crescer 80% se comparada com a safra ada.
Essa é esperança dos agricultores, que ainda tentam negociar as dívidas com os bancos e as empresas multinacionais que financiam a produção.
Tocantins
Em uma fazenda em Porto Nacional, região central do Tocantins, as máquinas trabalham em ritmo acelerado. O produtor João Trombini está plantando soja em uma área de 1,7 mil hectares, a mesma da safra ada.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira