Argentina: diminuição de área para a safra de verão pode chegar até 50% em áreas afetadas por excessos hídricos 5h3l5n
3c30x
Segundo um boletim técnico do Grupo Agros realizado para o jornal La Nación, a quantidade de hectares afetados pelos excessos hídricos na província argentina de La Pampa é de, aproximadamente, 1.500.000, com algumas províncias chegando a um estado de dano de 60%, aproximadamente.
Para Buenos Aires, o dano é de 80% em áreas como General Villegas e Florentino Ameghino, enquanto há províncias com 30% a 40% de dano e outras, como Daireaux e Henderson, que superam os 45% a 50% de áreas afetadas.
O maior inconveniente, segundo o boletim, não são apenas as chuvas, mas as águas que vêm de províncias ao norte como Córdoba e Santa Fe, o que vem gerando conflitos interprovinciais e entre partidos.
Os técnicos prevêm um forte recorte da área para a safra de verão nas áreas afetadas. A perspectiva é de uma redução da área de plantio de 50% em La Pampa e de 30% a 40% em Buenos Aires, dependendo do partido.
Como dado positivo, eles sinalizam que a temperatura média ajuda essas áreas a terem uma evaporação constante de 10% diários.
Uma alternativa que os produtores possuem, segundo o Agros, é atrasar o plantio do milho.
O La Nación lembra também que um boletim da Câmara Empresarial de Distribuidores de Agroquímicos, Sementes e demais insumos (Cedasaba) destacou uma queda de 30% na venda de insumos para o mês de agosto, com produtores preocupados optando por não se arriscar em compras antecipadas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira