Safra 2017/18: área de soja pode cair 5,7% na Argentina c1xq
Todas as energias dos produtores argentinos estão postar sobre o início do plantio de soja de primeira etapa, mas, por conta da situação de emergência hídrica que afeta Buenos Aires, o leste de La Pampa, o sul de Córdoba e o sul de Santa Fe, as previsões apontam para uma queda de 5,7% na superfície disponível para o plantio em relação ao ano ado. 363y3b
Segundo um boletim do Departamento de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a expansão da área prevista para cultivos como milho e girassol sobre o centro e o norte do país, além da recuperação de áreas de trigo no extremo norte da região agrícola irão reduzir a superfície disponível para o plantio de soja nesta safra.
O boletim afirma que, pelo segundo ano consecutivo, o plantio irá reduzir sua área a nível nacional, caindo para uma superfície estimada em 18,1 milhões de hectares, registrando uma queda interanual de 1,1 milhões de hectares, o que representa essa queda de 5,7%.
Gonzalo Hermida, coordenador de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Cereais, disse ao La Nación que a situação é similar ao ano ado, mas que a área segue caindo por conta das superfícies danificadas. Se as condições climáticas melhorarem, seria plantado o milho tardio, que possui uma janela de plantio mais ampla do que a soja.
Hermida destacou também que a Bolsa está observando um crescimento de hectares de soja plantados no norte do país, como em Chaco, Salta e o norte de Santa Fe. Isso poderia compensar o número de superfície plantada a nível nacional.
O especialista Gustavo López, diretor da Agritrend, afirmou que está de acordo com a expansão e o crescimento do milho, mas não está convencido de uma queda tão forte para a soja.
Segundo o especialista, o que irá se ar com o clima nos próximos meses. Além disso, ele lembra que, na zona núcleo, a soja segue sendo mais rentável do que o milho. Outros fatores também devem entrar na conta, como os rendimentos, a porcentagem de campos arrendados ou próprios, os custos do frete ou o estado dos caminhos rurais.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira