Estado reconhece situação de emergência devido à seca em o Fundo 3b1s5u

Publicado em 22/04/2025 17:40

Após a intensa mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de o Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, o Decreto Municipal nº 29/2025, que declara situação de emergência em razão da estiagem em o Fundo, foi homologado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Decreto nº 58.107, de 15 de abril de 2025. A medida representa um avanço na busca por apoio aos agricultores atingidos pela seca severa que atinge a região. 2vbj

Com a homologação, o município a a ter o a instrumentos estaduais voltados ao enfrentamento de desastres naturais. A expectativa é pela homologação do decreto pela União, o que permitirá que os agricultores possam ar a renegociação de dívidas, linhas de crédito emergenciais e programas de auxílio aos produtores rurais afetados.

O dossiê elaborado pelo STR o Fundo, que contou com dados da Emater/RS-Ascar e registros fotográficos, contribuiu com o movimento que buscou sensibilizar o poder público e a Defesa Civil para a necessidade do decreto municipal e, agora, a homologação pela esfera estadual.

A presidente do STR o Fundo, Marinês Scapini Penz, comenta sobre o papel da entidade na construção do processo que resultou no reconhecimento oficial. “Desde o início, trabalhamos com seriedade, reunindo informações técnicas e provas concretas da gravidade da estiagem. O reconhecimento por parte do Estado é fruto do esforço coletivo e de uma forte articulação de várias entidades, entre elas os sindicatos dos trabalhadores rurais e a Fetag-RS, em defesa do agricultor familiar”, afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
STR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 176t6r