Província chinesa de Henan emite alerta de risco devido ao calor que ameaça a safra de trigo 48241o
3c30x
PEQUIM, 6 de maio (Reuters) - A província de Henan, uma importante região produtora de trigo conhecida como celeiro da China, emitiu um alerta de risco, já que ventos quentes e secos ameaçam o desenvolvimento de sua safra de trigo.
De 11 a 13 de maio, as temperaturas devem ultraar 35 graus Celsius (95°F), representando uma ameaça ao estágio de enchimento do grão de trigo, especialmente em áreas como Anyang, Puyang e Zhengzhou, de acordo com uma declaração do governo local.
A fase de enchimento dos grãos é crucial, pois a planta transfere nutrientes para os grãos em desenvolvimento, determinando tanto o rendimento quanto a qualidade. Henan produz cerca de um terço do trigo da China, com a colheita normalmente ocorrendo entre o final de maio e meados de junho.
O alerta ocorre após um alerta do ministro de recursos hídricos da China na última terça-feira, que alertou sobre a piora das condições de seca no cinturão de trigo do norte em meio a chuvas limitadas de curto prazo.
Mapas meteorológicos mostram um déficit de chuvas de 90 dias nas principais regiões de cultivo, incluindo Hebei, Henan, Anhui e Jiangsu, que juntas respondem por 61% da safra de trigo de inverno, de acordo com o Commonwealth Bank of Australia.
"Embora uma proporção significativa da área plantada seja irrigada, as condições de seca podem ter um impacto notável na produção", disse o banco em nota na terça-feira.
A China foi a maior importadora mundial de trigo em 2022 e 2023, mas as importações despencaram no ano ado. Uma redução na produção de trigo pode levar o país asiático a aumentar as importações novamente para compensar o déficit.
Reportagem de Ella Cao e Lewis Jackson; Edição de Kirsten Donovan
0 comentário 176t6r

Trigo/Cepea: Avanço na semeadura e estimativas de safra maior pressionam cotações

China emite alerta meteorológico conforme alta temperatura ameaça qualidade do trigo

Trigo/Cepea: Atenções do setor se voltam ao campo

China compra trigo canadense e australiano enquanto o calor atinge a safra, dizem traders

Moagem de trigo no Brasil cresceu 3% em 2024, aponta Abitrigo

Província chinesa de Henan emite alerta de risco devido ao calor que ameaça a safra de trigo