Políticas públicas que influenciam a produção rural e as medidas que podem alavancar o agronegócio 2y6h1k
Podcast 2q3x6p
Políticas públicas que influenciam a produção rural e as medidas que podem alavancar o agronegócio 2y6h1k
O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.
Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade
E a política foi tema de debate nesta semana do Conexão Campo Cidade, com a presença do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Durante o programa, foram discutidas as ações que têm sido colocada em prática para ajudar o produtor rural e as medidas que podem ser feitas com o objetivo de alavancar ainda mais o agronegócio brasileiro.
Ferrogrão e a "hiperatividade" do Supremo Tribunal Federal 4m715a
A primeira questão levantada no programa, por Marcelo Prado, foi o protagonismo assumido recentemente por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na política nacional. Como afirmou, antigamente, o povo brasileiro sabia de cor a escalação da seleção brasileira, porém não sabia o nome dos ministros do STF. Atualmente, ocorre o oposto. É difícil escalar os jogadores da seleção, enquanto que sabe-se de cor os nomes dos ministros.
Ainda usando o futebol como base de comparação, Marcelo Prado disse ter aprendido que quando os árbitros pouco aparecem durante uma partida, é sinal de que seu papel foi bem desempenhado. Para ele, neste momento no Brasil, o STF tem tido uma evidência maior do que deveria. Ele questiona então de quem é a culpa por isso.
Arnaldo Jardim, complementando a discussão, citou que além de não sabermos os nomes dos jogadores da seleção, não sabemos também os nomes dos ministros do poder Executivo, como da Edução, Justiça e Infraestrutura, por exemplo, enquanto que sabemos os nomes dos ministros. Para ele, o STF padece de uma "hiperatividade".
Exemplo dessa hiperatividade, segundo Arnaldo Jardim, pode ser visto com a situação do projeto de criação da Ferrogrão, que é a construção de ferrovia para ligar os estados de Mato Grosso e Pará, entre os municípios de Cuiabá e Itaituba. Porém, a propositura não evolui, porque o STF afirma que o preceito de ouvir todas as comunidades em audiências públicas não foi cumprido, apesar de, segundo Jardim, terem sido feitas muitas audiências.
Projetos em execução 206l62
José Luiz Tejon pediu, durante a conversa, para que Arnaldo Jardim listasse os principais projetos de sua autoria. O deputado citou então, como principal, o Fiagro, que é Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, que é uma forma de investidores aportarem recursos em imóveis rurais ou atividades vinculadas ao agronegócio, sem que seja necessário desembolsar um valor alto para isso, e sem precisar cuidar das tarefas da atividade rural.Hoje, como afirmou Jardim, há 40 Fiagros instituídos no país, movimentando cerca de 20 bilhões de reais.
Outro projeto citado por ele é o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais). "Isso é uma oportunidade de conciliar sustentabilidade e agro, mostrar que produtor e quem preserva não são inimigos, que o nosso agro tem um compromisso com relação a manter os fatores de produção água, solo, diversidade", afirmou o deputado. De acordo com ele, o projeto estava parado e agora a lei está sendo detalhada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Reeleição na política nacional e a possibilidade do parlamentarismo c2o22
Roberto Rodrigues, mesmo ausente da discussão, deixou duas questões para o convidado sobre reeleição e parlamentarismo. Primeiro, Jardim afirmou que precisa acabar a reeleição no Brasil. Segundo ele, as experiências recentes de segundo mandato não têm sido boas. Isso porque, durante o primeiro mandato, o político começa a tomar medidas focadas apenas em sua reeleição.
O deputo disse ser a favor de mandatos de cinco anos, com todas as eleições acontecendo no mesmo ano, para dar um fôlego maior para a política seja organizada e sem possibilidade releição. Para complementar, Marcelo Prado disse que existe um ponto do primeiro mandato, que o político para de governar, para focar apenas na reeleição. Jardim disse que isso é natural, inevitável para o ser humano, independente de quem seja a pessoa, todos vão pensar na reeleição. E mesmo que não pense, o entorno do político vai pensar nisso.
Em relação ao parlamentarismo, ele acredita ser um sistema mais estável, que o Brasil pode caminhar para isso, mas precisa de partidos mais fortes. Para ele, o país ainda não está maduro para isso, pois os partidos são apenas aglomerados e não têm posicionados claros. Normalmente, no mundo costuma haver cinco partidos que preenche os pensamentos de direita, centro-direita, centro, centro-esquerda e esquerda, no máximo sete, enquanto que no Brasil são 37 registrados. Por isso, na opinião dele, o Brasil não está pronto para avançar para o parlamentarismo.
Plano Safra 253id
Em relação ao Plano Safra 21/22, quando questionado por Leticia Jacintho, Arnaldo Jardim afirmou que o projeto está sendo finalizado ainda, correndo para que o desenvolvimento acaba até o dia 30 de junho, que é o prazo final, pois aquilo que tinha sido previsto anteriormente, segundo o deputado, se mostrou insuficiente devido à elevação da Selic, que é a taxa básica de juros. Com o aumento da taxa de juros, ocorreu um acréscimo necessário de R$ 1,3 bilhão.
Para o Plano Safra 22/23, o estimado é de que seja necessário R$ 23 bilhões, por conta dos aumento dos juros e dos preços de insumos e máquinas agrícolas. A negociação desse montante com o Governo ainda não foi finalizada. Caso esse recurso seja aprovado, o deputado acredita que seja possível o Brasil ter uma safra recorde neste ano, o que é necessário por conta de todo o desarranjo na cadeia mundial de alimentos existente atualmente.
0 comentário 176t6r

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP