Apesar de dificuldades na germinação, safra de canola ainda deve ser positiva em Giruá/RS t4o1e
A canola foi a escolhida como safra de inverno na propriedade do produtor rural Jairo Roberto Fernandes Lucas em Giruá no Rio Grande do Sul. Além da boa perspectiva de rentabilidade e comercialização da canola, o planejamento de safras com plantio do milho no verão ajudou nessa escolha.
Isso porque, a canola foi plantada por lá ainda em 20 de maio, o que vai levar a colheita a partir de 10 de setembro e permitir boa janela de cultivo para o milho na safra verão 2021/22, conforme explica Matheus Lucas, engenheiro agrônomo e filho de Jairo.
O plantio das lavouras aconteceu sob boas condições climáticas, mas após a semeadura fora 14 dias sem chuvas, o que prejudicou a germinação da canola, mantendo 80% das plantas se desenvolvendo. A partir de agora, as previsões são boas para o clima, inclusive sem perspectiva de geadas na região, o que deve beneficiar a cultura e permitir uma alta produtividade.
Jairo comenta que a presença de uma indústria no município que transforma a canola em óleo permite bom escoamento da produção e aumenta a perspectiva de rentabilidade para a canola, que deve ser negociada com preços ligeiramente superiores aos praticados na soja.
Confira a entrevista completa com o produtor rural e o engenheiro agrônomo de Giruá/RS no vídeo.
0 comentário 176t6r

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste