StoneX retira 11 milhões de toneladas da safra de soja e aponta perda de 36% para o milho apenas no RS 3ft53
3c30x
A produção de soja e de milho desta primeira safra 2021/22 deverá ser menor do que as projeções iniciais de acordo com um levantamento realizado pela consultoria StoneX. As duas culturas foram impactadas por condições climáticas adversas, o que resultou em perda do potencial produtivo.
Na safra de soja, a expectativa de perdas já chega em 7,7% do que era esperado em dezembro, o que resultará em produção de 134 milhões de toneladas após o corte de 11 milhões de toneladas e impedirá a safra de registrar recorde de produção.
“Estamos com a seca afetando a soja. Além dos estados do Sul, que são os mais afetados, temos o Mato Grosso do Sul também com falta de chuvas e por isso tivemos esse corte nas previsões. As chuvas de janeiro e fevereiro ainda vão ser muito importantes para definir o potencial produtivo das lavouras”, diz a analista de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.
Olhando para a parte mais ao Norte do país e o excesso de precipitações, especialmente no Matopiba, a analista destaca que ainda é cedo para saber se este excesso de chuva irá impactar em perdas de produção, mas isto está no radar das análises.
Já para a primeira safra de milho, os danos da seca foram maiores e a projeção que começou em mais de 30 milhões de toneladas foi revisada agora em janeiro para 26,8 milhões de toneladas, uma redução de 9,4% menor do que a estimativa de dezembro.
Somente no Rio Grande do Sul, estado mais afetado pela falta de chuvas, a redução de produção deverá ser de 36,7% com relação ao divulgado em dezembro e resultar em produção de 3,1 milhões de toneladas, enquanto o Paraná irá perder 11% e ficar com 3,05 milhões de toneladas.
Lodi destaca que este ainda não é um número final e novas revisões podem acontecer. “A gente acompanha de perto o clima de janeiro. As chuvas continuam escassas em várias áreas, mas existem algumas previsões de chuvas e precisamos acompanhar”.
0 comentário 176t6r

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas