Excesso de chuvas empurra plantio do arroz para fora da janela e aumento pressão de doenças no RS 137228
Excesso de chuvas empurra plantio do arroz para fora da janela e aumento pressão de doenças no RS 137228
O excesso de chuvas no Rio Grande do Sul está impedindo o avanço do plantio da safra 2023/24 no estado. Com a janela ideal já encerrada, até o momento, apenas 77% da área prevista de 902 mil hectares foi semeada, contra 93% da mesma época do ano ado.
A Diretora Técnica do Irga, Flávia Tomita, destaca que o potencial produtivo das lavouras já está comprometido e alerta para o aumento da pressão de doenças, especialmente a brusone, diante deste quadro de dias úmidos e nublados.
Tomita ainda aponta que os preços do arroz já começaram a melhorar e podem subir ainda mais refletindo essas dificuldades do Rio Grande do Sul e em outros países produtores, o que pode ser um alívio diante destes problemas e de um custo de produção ao redor dos R$ 17 mil por hectare.
Confira a íntegra da entrevista com a Diretora Técnica do Irga no vídeo.
0 comentário 176t6r

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas