Em fase de enchimento de grãos, lavouras de soja de Minas Gerais ainda precisam de chuvas 1o2m1v
3c30x
Na região de Coromandel/MG, os produtores deram inicio a colheita da soja precoce, que tem apresentado um bom rendimento, por volta de 80 a 85 sacas por hectares. Em contrapartida, no estado às lavouras de soja estão em diferentes estágios de desenvolvimento.
O presidente da Comissão de Grãos da Faemg, Rodrigo Otávio de Araújo Herval, aponta que as lavouras em estágio vegetativo e enchimento de grãos necessitam de chuvas mais expressivas, sendo que as precipitações continuam irregulares e as temperaturas estão elevadas na região.
Nesta safra 2017/18, as perspectivas de produtividade estão dentro da média, em torno de 55 sacas por hectares. Além disso, a concentração da colheita da soja ficará a partir do dia 15 de fevereiro.
Em relação à sanidade, a liderança reforça que foram feitos os manejos adequados e até o momento não tiveram problemas com incidência de pragas.
Confira as imagens das lavouras de soja em Coromandel/MG:
Comercialização
Outra preocupação é a rentabilidade, visto que os produtores estão cautelosos para fazer as negociações antecipadas. Na região, os preços no mercado futuro para a soja estão por volta de R$ 62,00 a saca, para descontar o funrural. “É uma margem muito estreita, a gente acha que no final pode ser positivo com o valor de volume de produção, mas o preço não remunera”, afirma.
Milho
No caso do milho, as lavouras também apresentam boas condições de desenvolvimento, isso porque o plantio foi antecipado. Caso o clima não contribua, os produtores planejam diminuir o uso de tecnologia no cultivo de milho safrinha e investir na cultura do sorgo.
“A questão é o risco do milho safrinha no estado, tem áreas do triângulo mineiro que são favoráveis à cultura. Fora isso, os produtores não querem arriscar o milho para depois de fevereiro”, finaliza o presidente.
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira