Governador de Roraima destaca safra recorde de soja e milho em 2020 e espera crescimento de 40% do setor para 2021 6g5s1o
A colheita da soja começou em Roraima e, até o momento, já foram 55% das lavouras colhidas no estado. As expectativas para esta safra de soja e para a de milho, são de safras recordes neste ano de 2020.
Segundo o governador de Roraima, Antônio Denarium, neste ano foram 50 mil hectares semeados com soja e 15 mil com milho para a expectativa de produção de 150 mil toneladas de soja e 110 mil toneladas de milho, números que vem crescendo 25% ao ano nos últimos 5 anos, com expectativa de crescer até 40% para 2021.
Outros cultivos que vem ganhando destaque no estado são o arroz irrigado, que já conta com 15 mil hectares, o algodão e a fruticultura com diversas variedades como melão, melancia, etc.
Os preços também são favoráveis para os produtores roraimenses, com a soja vendida à R$ 115,00 a saca no porto e R$ 55,00 a saca do milho dentro do estado. A logística também é outro fator atrativo aos investidores de outros estados do Brasil.
Denarium explica que a saída para o porto de Manaus é facilitada à apenas 750 km e que uma estrada está sendo asfaltada ligando a capital Boa Vista à cidade de Georgetown, capital de Guiana, deixando a produção do estado à apenas 650 km do porto e a quatro dias do canal do Panamá.
Outros gargalos que estão sendo resolvidos no estado são as regularizações fundiárias, com a entrega de 2 mil títulos definitivos nos próximos meses e o fornecimento de energia, com a chegada de novas fontes de produção energética.
Com todo este cenário, a expectativa de Denarium é que os atuais 80 mil hectares cultivados em Roraima tenham potencial para virar 2 milhões de hectares no curto prazo.
Confira a entrevista completa com o governador de Roraima no vídeo.
0 comentário 176t6r

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira

Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista

Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos

Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo