Próximos 60 dias vão definir o tamanho da safra de soja no RS; milho está em colheita e apresenta perdas 5ei5h
Os últimos números divulgados pela Emater-RS apontam que 15% das lavouras de milho do Rio Grande do Sul foram colhidas até o final da última semana e os resultados dessas colheitas estão refletindo os problemas causados pela estiagem que atingiu o estado em novembro e dezembro.
Segundo o diretor técnico da Emater-RS, Alecar Rugeri, as perdas estão aparecendo, mas ainda não foram mensuradas em sua totalidade. Das próximas lavouras a serem colhidas, uma parte também apresentaram grandes problemas e outra foi replantada ao longo do ciclo na busca dos produtores por recuperarem o potencial produtivo e aumentaram o prejuízo financeiro.
A liderança destaca que não existe um cenário estadual para o milho, já que as regiões estão muito distintas, o que dificulta a avaliação das perdas. Regiões que esperavam grandes quebras estão colhendo mais do que o esperado e outras que esperavam ir bem estão perdendo bastante.
Já para a soja, Rugeri avalia que os próximos 60 dias serão os que vão definir o tamanho da produção gaúcha nesta safra 2020/21. A estiagem do final de 2020 atrasou e concentrou os trabalhos de plantio, mas as lavouras, de maneira geral, estão se desenvolvendo bem até o momento.
Com 1/3 das áreas já em floração ou enchimento de grãos, as precipitações daqui para frente são fundamentais para a produtividade da colheita que deverá ter início no começo março e ganhar força na segunda quinzena de março.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da Emater-RS no vídeo.
Leia Mais:
+ Faltam apenas 4% das lavouras de milho para serem plantas no RS enquanto colheita avança para 15%
0 comentário 176t6r

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira

Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista

Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos

Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo