Embrapa alerta para pressão do Mofo Branco na soja e recomenda aproveitar qualquer janela para aplicação de defensivos i3d60
Podcast 2q3x6p
Entrevista com Maurício Meyer - Pesquisador Embrapa Soja sobre as Doenças nas Lavouras 62p3u
Enquanto a Região Sul do Brasil a por períodos de estiagem e sem chuva, os estados do Centro-Oeste e do Matopiba registram precipitações e precisam se atentar para o aumento da pressão de doenças como o Mofo Branco.
Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Meyer, o excesso de precipitações também dificulta a realização das aplicações necessárias de defensivos, então é necessário que os produtores fiquem preparados para aproveitar qualquer janela de possibilidade.
O especialista comenta que aplicações contra o Mofo Branco precisam de uma vazão maior, impossibilitando assim aplicações aéreas com aviões e necessitando mesmo de máquinas em campo para este trabalho.
Outro ponto que atenção é que o período em que o Mofo Branco costuma começar a aparecer é quando as plantas estão com flor e com fechamento das entrelinhas, por volta de 45 e 50 dias após o plantio, sendo este o momento ideal de iniciar as aplicações.
Meyer destaca ainda a importância de o produtor realizar o monitoramento da sua lavoura para evitar que a situação se agrave e se espalhe por mais talhões e que também realize outras ações de prevenção, como por exemplo a lavagem de máquinas que estiveram em lavouras contaminadas para evitar a transmissão.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Soja no vídeo.
0 comentário 176t6r

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira

Preços da soja vivem bom momento e cenário é para novos negócios agora, afirma especialista

Soja acelera altas em Chicago e trabalha com mais de 1% de alta, puxada por óleo e grãos

Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo