Tereos inicia safra 21/22 de cana em meio impactos da seca em todo o Centro-Sul 522n
A moagem de cana-de-açúcar do grupo Tereos na safra 2021/22 está estimada em cerca de 20 milhões de toneladas em suas sete unidades industriais no Noroeste do estado de São Paulo, com um mix para a produção de açúcar em cerca de 65%. Um dos maiores produtores de açúcar do mundo, a Tereos vê os impactos da seca na nova temporada.
"Como todo o Centro-Sul, sofremos muito com a seca. O segundo semestre de 2020 foi bem seco e as chuvas na sequência permaneceram abaixo da média durante o verão de 2021, sendo esse um padrão climático que retarda o desenvolvimento da cana", afirma Everton Carpanezi, superintendente de operações agroindustriais da Tereos.
O grupo francês ainda quantifica com profissionais em campo, junto com inteligência analítica, a dimensão do impacto climático nos últimos meses no processamento da nova temporada. Os trabalhos de moagem da safra de cana nas unidades da Tereos tiveram início na primeira quinzena de abril e devem seguir pelo menos até o final do ano.
Conhecida por ter o segundo melhor ATR do setor, neste ano, a expectativa da Tereos é ter um ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) de 141,5 kg por tonelada.
Apesar do cenário de seca, Carpanezi destaca que há algumas diferenças na safra das sete unidades produtoras no estado de São Paulo. “A gente vê sim uma situação diferente e estamos acompanhando as duas pontas produtoras. Uma região tem uma situação melhor, por conta até de solo, e uma outra tem uma situação não tão boa quanto”, explica.
“A sinergia entre essas unidades e as operações agrícolas são importantes. Nesse ponto, usamos tecnologia, temos torre de controle, onde há um monitoramento 24 horas de todas as operações agrícolas e a gente consegue otimizar e buscar a entrega de cana no melhor local possível para processamento”, ressalta Carpanezi.
0 comentário 176t6r

Açúcar apresenta recuperação e fecha com altas em torno de 2% em NY e Londres

Rubi SA dobra exportação de energia

Sem mudanças no mercado internacional, mercado do açúcar segue atento aos custos de produção

Com pivô central, usina paulista supera seca e aumenta produtividade da cana em 86%

Produtividade menor e custos altos marcam a safra 25/26 de cana-de-açúcar

Açúcar cai nas bolsas de NY e Londres nesta 3ª feira (20) e amplia perdas da última sessão