Principais portos de grãos e açúcar do Brasil operam normalmente em dia de protestos 2j4p5q
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) - Trabalhadores portuários realizaram manifestações contra a reforma da Previdência nesta manhã nos principais portos de escoamento de grãos e açúcar do país, mas não houve prejuízo aos embarques, disseram autoridades.
Pela manhã, sindicalistas bloquearam o o de veículos à cidade de Santos, onde há diversos terminais graneleiros, de açúcar e de outros produtos, mas a manifestação foi interrompida cerca de uma hora depois pela Polícia Militar, segundo a istração do porto (Codesp).
O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), que representa os terminais privados, disse que houve paralisação temporária de algumas categorias, mas sem prejudicar os embarques em geral.
O sindicato estimou também que pela tarde a escala de trabalhadores avulsos será "plenamente normalizada".
Em Paranaguá, manifestantes bloquearam no meio da manhã a entrada da cidade, impedindo inclusive o o de caminhões aos armazéns de grãos, segundo a istração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Segundo a Appa, contudo, os embarques de grãos estão paralisados nesta quarta-feira, devido a chuvas, que obrigam o fechamento dos porões dos navios.
Além disso, para haver esgotamento dos estoques disponíveis para embarques, seria necessária uma paralisação de mais de uma semana.
A Federação Nacional dos Estivadores disse que a mobilização da categoria tem prazo de duração de 24 horas, começando às 7:00 desta quarta-feira.
"Há manifestação em todos os portos do país. O governo está massacrando os trabalhadores", disse à Reuters o presidente da federação, Wilton Ferreira Barreto, em referência às reformas trabalhista e previdenciária.
Em Rio Grande, outro grande polo exportador de grãos do país, ocorre paralisação de trabalhadores no cais público, onde são movimentadas cargas gerais e outros produtos de menor volume.
Nos terminais privados onde há exportação de grãos, a movimentação é normal nesta quarta-feira, informou a Superintendência do Porto de Rio Grande.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário 176t6r

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações