Colheita do arroz se encerrou no RS e IRGA consolida queda de 8,9% na produção 5718t
Podcast 2q3x6p
Colheita do arroz se encerrou no RS e IRGA consolida queda de 8,9% na produção 5718t
O Rio Grande do Sul finalizou os trabalhos de colheita da safra de arroz 2021/22 contabilizando redução na produção total, em relação ao contabilizado na safra anterior. Apesar da queda, os números foram melhores do que os esperados ao longo do ciclo.
Segundo a diretora técnica do Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), Flávia Miyuki Tomita, o estado colheu 7,708 milhões de toneladas de arroz, um volume apenas 8,9% menor do que o da safra anterior de 8,464 milhões. Além disso, dos 957 mil hectares plantados, apenas 30 mil não foram colhidos.
A liderança explica que algumas regiões tiveram desenvolvimento melhores do que outras, o que ajudou a compensar as perdas e elevar os números. Como exemplo, Tomita cita a região da Fronteira que perdeu 27 mil hectares, enquanto a região Sul não perdeu nenhum.
Já do lado da comercialização, Tomita destaca que os preços do arroz no mercado não subiram para compensar o aumento dos custos de produção, o que deixa os produtores descontentes. A recomendação da entidade para o incentivo à diversificação e rotação de culturas como soja e milho para ajudar a elevar a rendar nas terras de arroz.
Confira a íntegra da entrevista com a diretora técnica do Irga no vídeo.
0 comentário 176t6r

Arroz/Cepea: Quedas de preços limitam margens de produtores

Varejistas japoneses solicitam compra de arroz barato estocado pelo governo

Girassol: assistência do Senar Goiás ajuda a expandir cultura no estado

Plantio da canola chega a 70% no Rio Grande do Sul, com projeção de aumento de área

Clima deve afetar a colheita na maior região de grãos da Rússia

Japão pretende reduzir preços de arroz estocado para 2.000 ienes por 5 kg