Holanda inicia programa de vacinação contra gripe aviária em granja de galinhas h702s
3c30x
(Reuters) - A Holanda, um dos maiores exportadores de ovos do mundo, lançou um programa piloto em uma granja de galinhas poedeiras para vacinar aves contra a gripe aviária com o objetivo de atingir a vacinação em larga escala, informou o governo na segunda-feira.
A gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, matou ou levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos, a maioria delas galinhas poedeiras, o que fez os preços dos ovos dispararem . Ela também pode se espalhar para humanos e outros animais , aumentando os temores de uma nova pandemia.
Fique por dentro das últimas descobertas médicas e tendências de assistência médica com o boletim informativo Reuters Health Rounds. Inscreva-se aqui.
O piloto holandês segue testes de campo que demonstraram a eficácia de duas vacinas no ano ado. Ele será conduzido em uma fazenda inicialmente e, então, potencialmente expandido para outras, disse o governo em uma declaração.
"O objetivo é investigar como o mercado responde à venda de produtos (de aves vacinadas) e ganhar experiência com a implementação do programa de vigilância", disse.
A Holanda optou por uma introdução gradual porque a vacinação em larga escala exige ajustes na infraestrutura veterinária e pode ter consequências comerciais, disse o governo, sem identificá-las.
Os programas de vacinação contra a gripe aviária podem, às vezes, desencadear proibições de exportação, com base na preocupação de que as aves vacinadas que não mostram sinais de infecção podem representar riscos para aves saudáveis nos países exportadores. O programa de vacinação nacional da França em 2023 de patos levou vários países a proibir as aves sas com base nessas preocupações.
Os pintinhos serão vacinados em incubatórios holandeses antes de serem transferidos para granjas de postura, com os ovos vendidos somente dentro da Holanda. O programa será executado até o início de 2027.
"Estou satisfeito que o setor avícola queira dar esse o comigo. A vacinação oferece uma grande oportunidade para controlar melhor a gripe aviária", disse a Ministra da Agricultura, Femke Wiersma.
Reportagem de Sybille de La Hamaide Edição de Bernadette Baum
0 comentário 176t6r

Aguiarnópolis, em Tocantins está livre de gripe aviária

Suínos/Cepea: Preços do vivo e da carne recuam

Brasil tem novo caso de gripe aviária em Montenegro, mas dessa vez em ave silvestre

Preços do frango no atacado e na granja em São Paulo caem nesta quarta-feira (28)

Preços do suíno vivo cedem nesta quarta-feira (28)

Quatro casos suspeitos de gripe aviária no Brasil são descartados